O Recenseamento Agrícola

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é a entidade responsável pela conceção, recolha, tratamento e divulgação dos resultados. Nas regiões autónomas a operação é conduzida pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) e pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM). O Recenseamento Agrícola é uma operação estatística obrigatória, face à legislação comunitária − Regulamento (UE) 2018/1091 − sendo efetuada em todos os países da União Europeia.

Quando se realiza?

O Recenseamento Agrícola 2019 (RA 2019) decorre, em Portugal, de outubro de 2019 a maio de 2020.

Como responder?

A recolha de dados do RA 2019 é realizada por entrevista presencial, efetuada ao agricultor por entrevistadores devidamente identificados. Cada agricultor será contactado pelo entrevistador para agendar e/ou efetuar a entrevista.

Confidencialidade das informações individuais

A resposta ao Recenseamento é obrigatória e confidencial (Lei 22/2008, de 13 de maio). As informações individuais constituem segredo profissional para os entrevistadores e para todos os profissionais envolvidos no Recenseamento.

Para que serve o RA 2019?

A realização do recenseamento agrícola permite:

- Caracterizar a agricultura portuguesa, proporcionando um quadro de informação completo e indispensável à tomada de decisões no âmbito das políticas agrícola, regional e territorial;

- Conhecer, até ao nível da freguesia, o número de explorações agrícolas; a área agrícola do País; a área ocupada pelas diferentes culturas agrícolas; o número de animais por espécies e por categorias; as máquinas e os equipamentos das explorações agrícolas; a mão-de-obra agrícola e a população agrícola familiar;

- Obter indicadores ligados às práticas agrícolas e ao ambiente;

- Criar uma infraestrutura nacional de dados agrícolas, essencial para acompanhar a evolução em períodos intercalares, de forma a medir as mudanças na realidade agrícola designadamente com base em inquéritos baseados em amostras adequadas aos universos de referência.

Para o desenvolvimento do setor agrícola é fundamental dispor de estatísticas oficiais que permitam conhecer e gerir o presente e preparar o futuro. A produção de estatísticas fiáveis depende, em grande medida, da qualidade das respostas fornecidas ao INE. A colaboração dos agricultores na resposta ao RA 2019 é fundamental para a qualidade dos resultados obtidos.