Notícias e Eventos

02 Maio, 2019

Concessão da Exploração do Bar do Parque Fluvial de Alcaria

A Junta de Freguesia de Alcaria informa a população e demais interessados que está a decorrer o concurso, por meio de hasta pública, para a concessão da exploração do bar do Parque Fluvial de Alcaria.

Os interessados deverão entregar as suas propostas na secretaria desta junta até às 13h00 do dia 14 de Maio do corrente. De referir que o valor base mensal para a licitação da concessão de exploração daquele espaço está fixado em 100 euros.

Para mais informações, poderão dirigir-se à Junta de Freguesia de Alcaria ou consultar o site.

As propostas serão abertas dia 15 de Maio, pelas

05 Junho, 2019

Acção sensibilização rodoviária

Realizou-se no dia 15 de maio, uma acção de sensibilização sobre Prevenção e Segurança Rodoviária, no Pq. Fluvial de Alcaria promovida pelos agentes do programa Escola Segura da GNR do Fundão, envolvendo as crianças da EB1 Alcaria, professores e auxiliares.

Para a realização deste evento, foi colocado no parque de estacionamento do Pq. Fluvial, uma "pista" simulando arruamentos com a respectiva sinalização rodoviária, onde as crianças quer de bicicleta quer a pé, sob a vigilância e supervisão dos agentes da GNR, simularam situações de trânsito real e colocaram em prática conhecimentos sobre educação cívica e quais os comportamentos correctos e seguros a adoptar enquanto peões, condutores e passageiros.

05 Junho, 2019

ARTE URBANA" EM ALCARIA

Foi apresentado no passado dia 30/05/2019 na Câmara Municipal do Fundão, um projecto que visa a criação de um roteiro de arte urbana no concelho do Fundão.

Utilizar a "arte" como ferramenta de inclusão social é um dos grandes objectivos do projecto "Fund´Arte" que vai ser dinamizado em parceria pela autarquia fundanense e pela fundação EDP e que pretende revitalizar os postos de transformação da empresa (EDP), assim como outros espaços públicos nas freguesias de Alcaria, Capinha, Peroviseu e Vale de Prazeres.

Um projecto em que a nossa população vai estar envolvida, uma vez que está prevista a realização de assembleias comunitárias onde podem ser apresentadas sugestões que ajudem a inspirar o trabalho dos artistas envolvidos, na requalificação do Posto de Transformação (cabine) da Rua do Vale, assim como de outro espaço público (mural) na nossa freguesia.

O grande objectivo desta iniciativa passa por criar um roteiro com dimensão artística e turística que interligará a nossa freguesia com outras localidades do nosso concelho como a Capinha, Peroviseu e Vale de Prazeres que são os locais onde as intervenções vão agora ser efectuadas, mas também integrar outras localidades que já têm arte urbana como é o caso de Três Povos, Alcaide, Alpedrinha e o Fundão.

02 Junho, 2019

Projeto Fund'Arte - Assembleia Comunitária

No âmbito do projeto Fund’Arte – Aldeias Criativas, irá realizar-se, no dia 6 de julho às 10:30, no salão da Junta de freguesia de Alcaria, a assembleia comunitária do projeto, que irá juntar artistas e população para apresentação de propostas.

O projeto visa a criação de um roteiro de arte urbana no concelho do Fundão, e é uma parceria entre o Município do Fundão, com o apoio da EDP Distribuição e produzido pela Produções Fixe.

Este projeto integra o programa Arte Pública da Fundação EDP, que é orientado para zonas rurais e visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais. Através do Programa Arte Pública Fundação EDP foram já criadas mais de 80 intervenções artísticas em localidades no Algarve, Alentejo, Ribatejo, Médio Tejo e Trás-os-Montes. A par do Fundão, o programa está também agora a ser alargado a Braga, no Minho.